Facebook RSS
Home Automóveis Mercedes CLA “desafia” o vento
formats

Mercedes CLA “desafia” o vento

Publicado em 21 de junho de 2013 por em Automóveis

neu_mercedes_cla_45_amgA Mercedes lançou recentemente o Mercedes-Benz CLA, um modelo que desafia o vento: Cx de 0,22, o melhor índice de penetração aerodinâmica já conseguido por um carro produzido para vendas, ou seja, sua resistência ao ar é de 22% em relação a uma área equivalente totalmente plana. Assim o CLA é como um ícone de um desafio da engenharia automotiva que já dura mais um século e reduziu o Cx dos carros em quase 80% desde 1900, com ênfase a partir da crise do petróleo dos anos 1970, quando vencer o ar com maior facilidade tornou-se mandatório para diminuir o consumo de combustível.

A marca desde 1943 estuda formalmente os efeitos da resistência do ar em seus carros. Hoje a Mercedes possui um imenso centro dedicado a isso em Sindelfingen, onde em breve começa a funcionar um túnel de vento com 90 metros de comprimento, 60 de largura e 20 de altura, com ventilador cuja hélice tem 9 metros de diâmetro, em ambiente controlado que gera temperaturas de 10 graus centígrados negativos a 60 positivos.

O Cx de 0,22 do CLA, foi conquistado através de minuciosas melhorias que foram sendo aplicadas à carroceria durante o processo de desenvolvimento do carro, que consumiu mais de mil horas no túnel de vento, além de outras 280 mil horas de simulações no computador. Entre essas melhrorias aerodinâmicas, está a grade do frontal que fecha após certa velocidade, aerofólios laterais na frente das rodas, pneus com superfície aerodinâmica, retrovisores com desenho de baixa resistência ao ar, traseira com caimento milimetricamente calculado e, embaixo do carro só as caixas de rodas estão abertas, o escapamento foi todo embutido e o aerofólio dianteiro tem “dentes” que ajudam a canalizar o fluxo de ar.  Tudo isso serviu não apenas para reduzir o consumo do CLA, mas também para diminuir o ruído e aumentar a beleza do carro, já bastante percebida desde sua primeira apresentação ao público em janeiro deste ano.

Para ler mais notícias, clique em  blog.minasmaquinasautomoveis.com.br . Informações sobre a Minasmáquinas Automóveis visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook .

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *