Facebook RSS
Home Automóveis Mercedes vai exibir Benz Prinz Heinrich de 1910 nos EUA
formats

Mercedes vai exibir Benz Prinz Heinrich de 1910 nos EUA

benz-prinz-heinrich-620A Mercedes-Benz Classic marcará sua presença no tradicional Concours d’Élégance de Pebble Beach, este ano, com a exibição um Benz “Prinz Heinrich” 1910. Restaurado pela Mercedes-Benz Classic, o veículo é considerado um dos primeiros carros verdadeiramente esportivos já fabricados. Outro automóvel que também estará exposto no evento é o Benz 24/40 hp landaulet 1907.

O Concours d’Élégance de Pebble Beach é realizado no estado americano da Califórnia e acontece tradicionalmente no terceiro domingo de agosto. O clássico evento, que acontece no 18º “green” do campo do Pebble Beach Golf Links, é uma das exposições de carros clássicos mais prestigiosas do mundo.

O Prinz Heinrich Benz representante dos primeiros anos das corridas de automóvel nos Estados Unidos. Com mais de 100 anos de idade, o veículo inovou com tecnologias que até hoje são utilizadas, como a dupla ignição e quatro válvulas por cilindro.

O carro esteve na competição “Prince Heinrich Fahrt”, batizada em honra do irmão do imperador da Alemanha, era uma das mais importantes corridas de automóveis realizadas na Europa. O “Kaiserlicher Automobil-Club” (Clube Imperial de Automobilismo Alemão) realizou o evento entre 1908 e 1910, permitindo a participação apenas de veículos de produção com quatro lugares, o que vetava totalmente os carros de corrida.

Para a prova de 1910, — que foi realizada entre os dias 2 e 8 de junho, cobrindo uma distância total de 1.945 quilômetros de Berlim a Bad Homburg vor der Höhe, em Hesse, e passando por Brunswick, Kassel, Nuremberg, Stuttgart, Strasbourg e Metz — foram construídos dez carros de passeio especiais inteiramente novos. Quatro deles tinham motores de 5,7 litros, enquanto os outros seis usavam motores com 7,3 litros. Todos eram equipados com eixo cardã e possuíam carrocerias aerodinâmicas, com uma traseira alongada característica.

Por isso, o veículo especial Benz verde escuro, com o número 38 usado na competição, é considerado por muitos historiadores como o primeiro veículo verdadeiramente esportivo já fabricado. Ele é um dos dois únicos veículos no mundo construídos pela Benz para a Prince Heinrich Tour de 1910 que sobreviveram em sua forma original desde a corrida, há mais de cem anos.

O veículo da coleção da Mercedes-Benz Classic foi 11º colocado na prova e, no mesmo ano, participou também da Tsar Nicholas Tour. Até hoje, o carro mantém o mesmo motor modificado, com cilindrada reduzida para 5,4 litros, de 80 cavalos, com que foi equipado para essa corrida na Rússia. Ele atinge velocidade máxima de 126 km/h.

Fonte: Autoesporte

Para ler mais notícias, clique em  blog.minasmaquinasautomoveis.com.br . Informações sobre a Minasmáquinas Automóveis visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook .

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *