Facebook RSS
Home Gastronomia Trufas brancas de Alba são preciosidades da gastronomia
formats

Trufas brancas de Alba são preciosidades da gastronomia

Você conhece Trufas Brancas? Hoje no Blog da Minasmáquinas falaremos dessa preciosidade da gastronomia, proveniente da cidade de Alba, na Itália.

Trufa é um fungo que possui um sabor e odor que deixa qualquer Chef em estado de graça. As trufas comestíveis são do gênero Tuber e são encontradas a 20 ou 30 cm embaixo da terra, em diversas cores e formas. A mais comum é a Tuber uncinatum, a trufa negra da Borgonha (região da França), que cresce em quase todos países europeus. Outra trufa negra é a do Perigord (Tuber melanosporum). Em Alba, é possível saborear o Tartufo Nero (Tuber uncinatum) na loja Tartuf Langhe, que fica na esquina da Piazza del Duomo. O quilo custa 300 euros (700 reais).

Porém, a especialidade de Alba não são as Trufas negras, mas sim as brancas as mais raras e saborosas.  A espécie Tuber magnatum é uma trufa clara, encontrada apenas nas serras da região Langhe, na província de Cuneo – mais precisamente nas proximidades de Alba. Especialistas garantem  a fragrância das trufas brancas não deve ser comparada com a das negras. “Bastam apenas 10 gramas para embelezar qualquer prato de comida”, afirma Stefania.  O preço do quilo das Trufas Brancas é de 3.000 euros o que equivale a 7.000 reais.

Trufas Brancas são preciosidades da culinária sofisticada

Anualmente, Alba organiza uma festa das trufas. Durante os leilões beneficentes, o preço do fungo chega a ser cinco vezes maior do que o do ouro. Em um leilão em 2007, uma única trufa de 1,5 kg foi vendida por 330 mil dólares (560 mil reais) ao Sr. Ho, dono do casino de Macau. Esse mesmo valor compraria hoje 7,65 barras de 1 kg de ouro!

Para ler mais notícias, clique em  blog.minasmaquinasautomoveis.com.br . Informações sobre a Minasmáquinas Automóveis visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook.

 

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *